Close Menu

Busque por Palavra Chave

Identidade: mulher! | A força do perdão

Por: Ivânia Zardo Barbiero
31/03/2020 11:50
Tamanho da fonte: A A

Queridos leitores!

Na semana passada, entre os tópicos abordados, falamos em introspecção, oração, reflexão e PERDÃO.

Hoje, nos atentemos no significado desse gesto: PERDOAR...

Vários estudos apontam que o perdão é uma das formas de buscar o bem estar e a felicidade. É uma habilidade valorizada em diversas religiões e sociedades ao longo dos tempos. Ele nos faz viver o presente sem mágoas e ressentimentos.

Dessa forma, gostaria de perguntar a você leitor: Já experimentou a sensação de perdoar e sentir dentro de si o valor desse gesto? A escolha de perdoar pode ser uma decisão que ocorre em um momento, mas o perdão propriamente dito é um processo que geralmente leva tempo.

Lembro de uma Oficina que participei há aproximadamente 25 anos, na qual o mediador falava acerca do perdão. Referia-se desta forma: a pessoa que nos machucou deixa na nossa memória a dor... É como se estivéssemos um corte no braço: no momento ele sangra e dói muito; com o tempo, fica apenas uma cicatriz, porém toda vez que você olhar para a cicatriz lembrará da dor que um dia ela lhe causou.

O Perdão é uma habilidade do ser humano e exige treinamento. Todos podem aprender a perdoar, mas devemos caminhar nesse processo para que exista realmente o perdão, pois ele finda com a minha dor não com a pessoa que me feriu, que muitas vezes, nem sabe o mal que me causou.

E a quem eu devo perdoar? Penso que primeiramente devo me perdoar, reconciliar-me comigo mesmo, perceber que me prejudiquei e propor um recomeço na minha vida. Perdoar os outros, exercitar a empatia e a compaixão, e perdoar uma circunstância.

Meus queridos, estamos enfrentando uma turbulência de POR QUÊS! Quem é o responsável pela situação que estamos vivendo? Trancados em nossas casas, vendo os jornais na televisão que a cada dia nos deixa mais amedrontados. A China quer dominar o mundo? Será? Podemos confiar em quem diz isso? Com base em que? Como iremos combater essa pandemia? Os profissionais da saúde estão adoecendo e morrendo... Não temos medicamentos para sanar a doença... Não descobriram vacina...

Vamos exercitar o perdão para essa circunstância. Muita dor haverá de marcar nossos dias, mas peçamos que a natureza e todos os seres existentes nos perdoem.

Assim, gostaria de deixar para cada um de vocês um pedido nessa quarentena. Pratique o perdão, ele só trará benefícios para sua vida!

“Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato.” Uma boa semana a todos.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro